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Cadeia de suprimentos: como planejar sua cadeia de suprimentos para o crescimento

Já pensou se os produtos acabados são entregues no prazo, os níveis de estoque são otimizados, a falta de estoque é rara e os pedidos dos clientes são separados, embalados e despachados rapidamente, esse é o mundo ideal, certo? Embora essa situação não aconteça geralmente, gerenciar a cadeia de suprimentos pode gerar grandes problemas e atrasos em sua empresa.

Para construir uma cadeia de suprimentos é necessário traçar uma estratégica visando: transferência de produtos acabados do fabricante para o vendedor ou para um terceiro, mantendo o controle dos níveis de estoque, gerenciando um armazém, escolhendo e embalando pedidos , envio de produtos aos clientes e manuseio de devoluções e logística reversa. Se um estágio da cadeia de suprimentos sair do caminho, pode atrapalhar todo o processo e causar grandes atrasos na sequência.

Independente do tamanho do negócio, administrar sua cadeia de suprimentos é um fator determinante para o crescimento futuro. Assim que você tiver uma estratégia sólida de logística, sempre haverá maneiras de melhorar sua cadeia de suprimentos conforme você aumenta suas vendas e torna sua empresa mais competitiva no mercado. O objetivo é ter sua cadeia de suprimentos em sincronia com seus canais de vendas.

O que é a cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos é uma sequência de processos logísticos, que incluem a produção de matérias-primas, fabricação de produtos acabados, armazenamento, gerenciamento de estoque, atendimento de pedidos e entrega na última milha. O objetivo final é entregar aos seus clientes um produto de qualidade e uma ótima experiência, e cada estágio da cadeia de suprimentos desempenha um papel fundamental na gestão de uma marca confiável.

O que é gerenciamento da cadeia de suprimentos de comércio eletrônico?

O gerenciamento da cadeia de suprimentos supervisiona a logística de entrada e saída do estoque de produtos acabados, começando na produção até o envio dos pedidos dos clientes. Uma cadeia de suprimentos altamente otimizada ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade, o que pode afetar as margens de lucro e a satisfação do cliente.

4 benefícios de uma cadeia de suprimentos simplificada

Encontrar maneiras de agilizar a cadeia de suprimentos não apenas melhora as operações internas, mas também pode ter um grande impacto na experiência do cliente. Aqui estão quatro benefícios para otimizar sua cadeia de suprimentos.

1. Tempos de envio mais rápidos

Qualquer atraso na cadeia de abastecimento deve ser identificado e melhorado, especialmente quando se trata de embarque. Dois fatores principais que afetam os tempos de envio incluem:

  • Onde seus fabricantes, depósitos e clientes finais estão localizados;
  • Meio de transporte.

2. Taxas de envio econômicas

Para otimizar uma cadeia de suprimentos, você precisa encontrar maneiras de reduzir os custos de envio ao longo do tempo. Alguns exemplos incluem o uso da embalagem certa para produtos com base no peso e nas dimensões, dividindo o estoque entre locais geográficos, uma vez que seja econômico, e procurando descontos de remessa das transportadoras com base no volume de pedidos.

A escolha do meio de transporte correto pode ter um grande impacto nas taxas de envio. O envio acelerado por via aérea pode ser rápido, mas também pode ser caro. Por outro lado, o transporte marítimo de mercadorias vem com métodos de transporte mais econômicos.

3. Gerenciamento preciso de estoque

O gerenciamento de estoque desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos. Ao otimizar os níveis de estoque, você pode:

  • Evite rupturas desnecessárias e estoque morto;
  • Previsão de demanda futura;
  • Simplifique a avaliação de estoque.

Existem várias maneiras de lidar com os desafios comuns de inventário, como definir pontos de pedido com base em dados históricos de pedido e projeções futuras, auditar regularmente o inventário e implementar software de gerenciamento de inventário.

4. Melhores experiências do cliente

Uma cadeia de suprimentos garante que você possa oferecer a melhor experiência ao cliente para cada pedido. Ao encontrar maneiras de melhorar a cadeia de suprimentos, você pode cobrar menos pelo frete, acelerar os tempos de entrega e reduzir o risco de erro humano devido a uma cadeia mal gerida.

À medida que sua cadeia de suprimentos fica mais forte, você pode se concentrar mais em melhorar a comunicação com o cliente, permitindo que eles rastreiem pedidos em tempo real e fornecendo atualizações aos clientes, desde o momento em que um pedido é processado até quando é entregue.

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