O sistema Kanban foi desenvolvido no Japão pela Toyota. Com intuído de gerar mais produção e eficiência na cadeia de suprimentos, o Kanban está associado a sistemas de entrega de produtos just-in-time e formas de gestão de estoque mais precisas.
O Kanban trabalha com a administração de rotinas por meio de cartões, o que também levou a forma de trabalho a ser chamada de Gestão Visual. Juntos, cada cartão irá alinhar os setores de estoque, vendas e produção, reduzindo gargalos operacionais e aumentando a produtividade geral do negócio.
O sistema Kanban pode gerar vários benefícios para as empresas. Além de administrar, organizar e trazer soluções para o processo logístico e para a cadeia de suprimentos, o sistema Kanban também tem outras vantagens, veja a seguir:
Redução no custo de transporte
O Kanban favorece o estabelecimento de processos alinhados e organizados que funcionam de acordo com as demandas dos clientes. Com isso ele reduz os custos por meio da eliminação de excessos e desperdícios, além de possibilitar os melhores prazos de entrega, já que a fabricação é “puxada” pelo cliente, ou seja, existem sempre itens disponíveis para suprir demandas.
Melhor visualização dos processos na linha de montagem
Com a fabricação “puxada” pelo cliente, o Kanban tem como base á otimização dos processos logísticos e de produção, o sistema Kanban por intermédio dos cartões trás ao gestor a visualização de toda a cadeia de suprimentos e da linha de produção, dessa forma os tempos de produção são reduzidos e conforme os processos são finalizados você recebe os dados atualizados para seguir com seu fluxo melhorando o desempenho e tornando sua linha de montagem mais eficiente.
Com tudo, o Kanban só é funcional se a organização for flexível em sua variedade de produtos, assim como precisará estar dentro de todos os pré-requisitos necessários para a implantação do Kanban. E os resultados trazem maior lucratividade para organização além da redução de erros e desperdícios, com os níveis adequados de produção e com a eliminação dos estoques.
Aumento de produtividade
O sistema Kanban colabora para que gestores trabalham com estoques mínimos, sem comprometer o giro da empresa ou gerar perdas com o sistema de produção “puxada” assim os gestores conseguem adaptar a produção de forma mais prática e ágil para atender melhor o mercado gerando ainda mais produtividade e eficiência nos processos. O Kanban na logística é, sem dúvida, uma técnica que ajuda gestores a agregar mais valor aos produtos e serviços e investir em um fluxo de fabricação mais padronizado e flexível, com menos erros e desperdícios.
Visualização melhor das tarefas para os colaboradores
O sistema Kanban consiste na habilitação de cartões digitais para melhor funcionalidade dos estoques e dá produção em si. Geralmente em sua implementação os cartões são fixados com cores para melhor apresentação e entendimento, fazendo com que o processo se torne mais intuitivo e identificando cada etapa para o colaborador, ou seja, uma cadeia de produção mais intuitiva e organizada, tendo mais informações acelera o processo de produção de forma correta melhorando o desempenho da equipe e não atrapalha a qualidade final dos produtos á serem entregues ao cliente.
Ajuda na tomada de decisão dos Gestores
Atualmente o Kanban trabalha com a administração de rotinas por meio de cartões, levando o trabalho a ser chamada de Gestão Visual. Cada cartão irá alinha os setores de estoque, vendas e produção, reduzindo gargalos operacionais e aumentando a produtividade geral do negócio.
Tendo em vista essa funcionalidade, fica muito mais fácil para um gestor tomar suas decisões dentro da cadeia de processos da sua empresa, quanto mais informação e quanto mais visual são os resultados mais rápida é ação de mudança e mais assertiva são as estratégias.
Redução no número de pedidos gerados e dos fornecedores
O funil de vendas é uma abordagem capaz de ampliar as receitas de um negócio e tornar as estratégias de marketing mais eficazes. Com a ajuda do Kanban, essa abordagem torna-se mais eficaz e causa um impacto maior nos lucros do negócio.
Os gestores passam a ter uma visão mais abrangente de todas as etapas do processo de vendas de um produto. Com isso é possível avaliar como recursos estão sendo distribuídos, identificar falhas e fatores que impactam nas metas da empresa, consequentemente, o direcionamento de atividades passa a ser mais assertivo, em seu processo você terá a rastreabilidade dos produtos e qualidade assegurada gerando melhor utilização do espaço fabril e vantagens no fluxo financeiro.
No gráfico abaixo, demonstramos um pouco as vantagens do sistema Kanban para área de Suprimentos.