fbpx

Conheça os elementos de fixação

Para que a manutenção industrial aconteça é necessário que a produção esteja alinhada com os tipos corretos de parafusos e elementos de fixação. Desse modo vemos que a cadeia de produção funciona corretamente sem problemas técnicos ou custos desnecessários durante a fabricação dos produtos.

Os parafusos e os elementos de fixação são componentes muito importantes para que os aparelhos funcionem corretamente, visto que eles têm a fusão de fixação e mobilidade entre peças e engrenagens. Mesmo parecendo simples esse tipo de material é mais complexo do que se imagina. Pensando nisso, vamos abordar nesse conteúdo os tipos de parafusos e como funciona os elementos de fixação nesses processos.

O que são elementos de fixação?

Para que as máquinas funcionem corretamente é necessário que o transporte dos itens ocorra corretamente, para isso o esforço conjunto entre peças e dispositivos são necessários, mesmo um componente mais simples deve funcionar corretamente para não causar problemas em sua linha de produção.

Os elementos de fixação diferente dos parafusos têm a função de permitir que essas conexões ocorram de forma eficiente, existe também outros elementos como barras de ferro e equipamentos industriais. Vendo por esse ângulo podemos observar como o a usabilidade desses equipamentos são amplas.

Conheça os elementos de fixação

Para manutenção dos equipamentos, existem várias peças e componentes, cada uma delas tem uma função e uma tarefa adequada e muito especifica dentro de uma linha de produção. Ou seja, os elementos de fixação também têm suas funções a desempenhar e devem ser executadas de forma correta e efetiva. Vamos conhecer alguns desses elementos para o tema ficar mais claro:

Parafusos

Dentro da cadeia dos elementos de fixação, os parafusos são os mais conhecidos entre pessoas comuns ou na indústria, esse elemento de fixação pode ser descrito como uma peça, tem como matéria-prima o metal e é moldado para se conectar com uma rosca, e existem vários tipos de parafusos, vejamos alguns:

Parafuso máquina – esse parafuso apresenta em sua cabeça uma fenda phillips, onde para inserir ou desinstalar é necessária uma chave com essa mesma propriedade. Ele é muito importante e é usado em máquinas, equipamentos industriais, eletrodomésticos e conexões metálicas.
Parafuso sextavado – esse parafuso é diferente, em sua cabeça apresenta 6 lados e é achatado, ele é muito requisitado em máquinas, equipamentos industriais e móveis de aço.

Porca

Para que os parafusos sejam fixados é necessário o uso das porcas, esse é um elemento de fixação de grande importância pois ela é quem mantem as ligações dos parafusos as extremidades necessárias. A porca consiste em uma espécie de anel cujo interior é ornado com ranhuras que o faz ser rosqueado entrando em contato com tais ranhuras, o parafuso fica preso com mais firmeza e segurança.

Rebite

O rebite é um item metálico que possui um corpo cilíndrico e uma cabeça. Esse item faz necessário para conectar peças e chapas metálicas, e costuma ser utilizado na construção de estruturas feitas de metal, como reservatórios. O rebite pode ser composto por: alumínio, latão, aço e cobre.

Pino

O pino foi criado com para alinhar componentes e permitir que peças possam realizar movimentos circulares. Geralmente é utilizado aonde as conexões tendem ter muitas vibrações.

Cavilha

A cavilha e o pino assim como o pino, a cavilha pode ser usada no alinhamento de componentes, mas apenas daqueles que não são articulados. Isso ocorre porque as estrias, apresentadas pela cavilha, mantêm os componentes fixos, impedindo qualquer tipo de movimentação.

Cupilha

A cupilha é um tipo de arame que é moldado com a finalidade de formar um corpo, de forma cilíndrica, e uma cabeça. O objetivo desse elemento de fixação é garantir que a conexão entre o parafuso e a porca esteja o mais firme possível.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email