fbpx

Vantagens do Sistema Kanban

O sistema Kanban foi desenvolvido no Japão pela Toyota. Com intuído de gerar mais produção e eficiência na cadeia de suprimentos, o Kanban está associado a sistemas de entrega de produtos just-in-time e formas de gestão de estoque mais precisas.

O Kanban trabalha com a administração de rotinas por meio de cartões, o que também levou a forma de trabalho a ser chamada de Gestão Visual. Juntos, cada cartão irá alinhar os setores de estoque, vendas e produção, reduzindo gargalos operacionais e aumentando a produtividade geral do negócio.

O sistema Kanban pode gerar vários benefícios para as empresas. Além de administrar, organizar e trazer soluções para o processo logístico e para a cadeia de suprimentos, o sistema Kanban também tem outras vantagens, veja a seguir:

Redução no custo de transporte

O Kanban favorece o estabelecimento de processos alinhados e organizados que funcionam de acordo com as demandas dos clientes. Com isso ele reduz os custos por meio da eliminação de excessos e desperdícios, além de possibilitar os melhores prazos de entrega, já que a fabricação é “puxada” pelo cliente, ou seja, existem sempre itens disponíveis para suprir demandas.

Melhor visualização dos processos na linha de montagem

Com a fabricação  “puxada” pelo cliente, o Kanban tem como base á otimização dos processos logísticos e de produção, o sistema Kanban por intermédio dos cartões trás ao gestor a visualização de toda a cadeia de suprimentos e da linha de produção, dessa forma os tempos de produção são reduzidos e conforme os processos são finalizados você recebe os dados atualizados para seguir com seu fluxo melhorando o desempenho e tornando sua linha de montagem mais eficiente.
Com tudo, o Kanban só é funcional se a organização for flexível em sua variedade de produtos, assim como precisará estar dentro de todos os pré-requisitos necessários para a implantação do Kanban. E os resultados trazem maior lucratividade para organização além da redução de erros e desperdícios, com os níveis adequados de produção e com a eliminação dos estoques.

Aumento de produtividade

O sistema Kanban colabora para que gestores trabalham com estoques mínimos, sem comprometer o giro da empresa ou gerar perdas com o sistema de produção “puxada” assim os gestores conseguem adaptar a produção de forma mais prática e ágil para atender melhor o mercado gerando ainda mais produtividade e eficiência nos processos. O Kanban na logística é, sem dúvida, uma técnica que ajuda gestores a agregar mais valor aos produtos e serviços e investir em um fluxo de fabricação mais padronizado e flexível, com menos erros e desperdícios.

Visualização melhor das tarefas para os colaboradores

O sistema Kanban consiste na habilitação de cartões digitais para melhor funcionalidade dos estoques e dá produção em si. Geralmente em sua implementação os cartões são fixados com cores para melhor apresentação e entendimento, fazendo com que o processo se torne mais intuitivo e identificando cada etapa para o colaborador, ou seja, uma cadeia de produção mais intuitiva e organizada, tendo mais informações acelera o processo de produção de forma correta melhorando o desempenho da equipe e não atrapalha a qualidade final dos produtos á serem entregues ao cliente.

Ajuda na tomada de decisão dos Gestores

Atualmente o Kanban trabalha com a administração de rotinas por meio de cartões, levando o trabalho a ser chamada de Gestão Visual. Cada cartão irá alinha os setores de estoque, vendas e produção, reduzindo gargalos operacionais e aumentando a produtividade geral do negócio. Tendo em vista essa funcionalidade, fica muito mais fácil para um gestor tomar suas decisões dentro da cadeia de processos da sua empresa, quanto mais informação e quanto mais visual são os resultados mais rápida é ação de mudança e mais assertiva são as estratégias.

Redução no número de pedidos gerados e dos fornecedores

funil de vendas é uma abordagem capaz de ampliar as receitas de um negócio e tornar as estratégias de marketing mais eficazes. Com a ajuda do Kanban, essa abordagem torna-se mais eficaz e causa um impacto maior nos lucros do negócio.

Os gestores passam a ter uma visão mais abrangente de todas as etapas do processo de vendas de um produto. Com isso é possível avaliar como recursos estão sendo distribuídos, identificar falhas e fatores que impactam nas metas da empresa, consequentemente, o direcionamento de atividades passa a ser mais assertivo, em seu processo você terá a rastreabilidade dos produtos e qualidade assegurada gerando melhor utilização do espaço fabril e vantagens no fluxo financeiro.

No gráfico abaixo, demonstramos um pouco as vantagens do sistema Kanban para área de Suprimentos.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email